
Livro com os pezinhos
O projeto “Livro com pezinhos”, idealizado pelas escritoras piracicabanas Ivana Maria França de Negri e Carmen Maria da S. Fernandez Pilotto, consiste em fomentar a leitura fazendo com que as pessoas, após lerem um livro, o passem a diante. A ideia existe em vários estados sendo idealizada de maneiras diversas e nomes diferentes. Mas o propósito é o mesmo: ler e compartilhar livros. “Um livro parado, esquecido numa estante, não traz cultura, nem alegria, nem diversão e nem sabedoria para ninguém! Mas o livro caminhante cumpre sua função de entreter, instruir, encantar e promover mudanças! Não quebre a corrente do Bem!”, explica Ivana.
O projeto, que existe há mais de cinco anos, incentiva as pessoas a doarem livros que estão esquecidos em gavetas e estantes a instituições que darão uso a esse material ou lugares coma maior circulação de pessoas, tais como escolas, creches, bibliotecas de bairro, padarias, cabeleireiros, etc. “Livros são como as pessoas, se não caminharem, se exercitarem e tomarem ar fresco, adoecem. E se não forem folheados constantemente, adquirem fungos, traças, mofo, ficam empoeirados e obsoletos, perdendo a função primordial que é levar cultura aos leitores. Já o livro caminhante, fica saudável durante toda a sua vida útil, cumprindo exemplarmente sua função.” completa a escritora.


Na pastelaria “Via Pastelli”, em Piracicaba, há uma cesta onde é possível trocar ou comprar livros usados pelo valor de 10,00 reais. “Vi em São Paulo que em pontos de ônibus tem essa troca, e como tenho bastante em casa e tem livro que você lê uma vez e não quer mais ler, eu trouxe aqui na pastelaria há pouco tempo para dar oportunidade de o livro conhecer novos leitores”, diz Cintia Franco, 46 anos, dona da pastelaria. Cintia não conhecia o projeto “Livro com pezinhos”, mas se a ideia é contribuir para a leitura, a ação também é bem-vinda.
Mais informações: http://bloguinho-infantil.blogspot.com.br e https://www.facebook.com/Livro-com-Pezinhos-326324697418434/